Para entender melhor os tipos de hospedagem é essencial entender primeiro como a hospedagem funciona em geral. Hospedagem essencialmente significa que os arquivos de um site estão sendo armazenados em um servidor conectado à Internet para que as pessoas possam acessar. Visualizar e ler esses arquivos através de seu navegador o servidor é a mesma coisa que um computador muito mais poderoso, permitindo que muitas pessoas acessem os mesmos dados ao mesmo tempo.

Falaremos dos três principais tipos de soluções de hospedagem para atender melhor as diferentes necessidades dos sites e dos clientes. Cada uma oferecendo benefícios e limitações diferentes.

  • Hospedagem Compartilhada
  • Hospedagem VPS
  • Hospedagem Dedicada

Hospedagem Compartilhada

Hospedagem compartilhada é quando um site está hospedado no mesmo servidor que muitos outros sites. Normalmente todos os domínios podem compartilhar um conjunto comum de recursos do servidor, como a RAM e a CPU é barato e fácil de configurar, o que o torna adequado para novos sites que não esperam muito tráfego a curto prazo também é amplamente aceita como a opção de hospedagem de nível de entrada, pois exige conhecimento técnico mínimo.
A maior desvantagem da hospedagem compartilhada é o desempenho e a segurança, como você está compartilhando um servidor com outros clientes o desempenho do seu site pode ser afetado pelos sites de outros clientes, além disso a segurança e uma fator a ser considerado ele nunca será tão seguro quanto ter sua própria máquina (ou até mesmo a máquina virtual – VPS). Portanto se o desempenho ou a segurança extra estiverem no topo da sua lista de prioridades a hospedagem compartilhada pode não te atender.

Hospedagem VPS

Um servidor privado virtual é quando um servidor físico é compartilhado mas age como vários servidores separados, este estilo de hospedagem é o serviço mais popular para subir de nível depois de uma hospedagem compartilhada. Por esse motivo o estilo de hospedagem VPS é considerado o trampolim entre a hospedagem compartilhada e a obtenção de sua própria máquina dedicada. A principal diferença entre hospedagem compartilhada e VPS é que os clientes têm acesso total para configurar o VPS, o que é muito mais próximo da hospedagem de estilo dedicado. Um benefício adicional dos servidores VPS é que eles são altamente configuráveis, proporcionando aos proprietários de sites muito mais flexibilidade do que a experiência com hospedagem compartilhada.
Portanto, um servidor virtual privado (VPS) é virtual e privado porque você tem controle total. Ele é separado de outros usuários do servidor no nível do sistema operacional. Na verdade, a tecnologia VPS é semelhante à criação de partições no seu próprio computador quando você deseja executar mais de um sistema operacional sem reinicializar.

Hospedagem Dedicada

Hospedagem dedicada é onde um único usuário aluga o espaço de um servidor inteiro, um computador reservado para tarefas como hospedagem de um aplicativo ou site com uso intensivo de recursos. Como você tem o servidor inteiro para si mesmo, você tem controle total sobre as configurações do servidor. A hospedagem dedicada também apresenta uma variedade maior de opções de configuração, como a quantidade eo tipo de memória incluída, o sistema operacional instalado, o espaço total de armazenamento. Ao mesmo tempo, no entanto, você precisa ter o conhecimento técnico para gerenciar a plataforma sozinho.

Independentemente do tipo de servidor que você escolher, queremos que tome uma decisão informada. Se você estiver pronto para explorar as opções e ver o que é adequado à sua organização, estamos prontos para guiá-lo na melhor direção para o seu futuro.